domingo, 25 de abril de 2010

O TRISTE FIM DE UMA GUERREIRA


Abandonada à própria sorte no distante pátio ferroviário de Batista Frazão, em Iraí de Minas, a DDM45 4292, ex EFVM 802, está sendo destruída sem que a FCA e a Vale tomem a iniciativa de levá-la para um local seguro. Ela foi encostada naquele pátio depois que sofreu um incêndio no compartimento do motor. Não se sabe a razão que fez a empresa decidir pela remoção do motor naquela distante localidade e deixar para trás a locomotiva. Depois que a FCA fechou a estação de Batista Frazão, a locomotiva virou alvo de vândalos e cobiçadores de material de sucata. Informações colhidas na região atestam peças delas foram encontradas em ferros-velho na distante cidade de Araguari, MG e que teriam sido vendidas por funcionários da própria FCA.
Se a situação dessa locomotiva é uma tristeza para nós, para a FCA e Vale se traduz em descaso para com sua própria história, já que a DDM45 simbolizou a entrada da EFVM na modernidade da tração diesel de grande capacidade.
A 4292 deveria ser levada para as oficinas da Vale em Tubarão para ser reformada e pintada nas cores originais da EFVM. Em seguida, deveria ser enviada ao museu ferroviário de Pedro Nolasco, onde teria um fim digno da guerreira que foi durante todos esses anos, ajudando a Vale a chegar onde chegou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.