sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Reabertura do ramal de Pirapora




Para aqueles que não estão familiarizados com as linhas da antiga Central do Brasil talvez fique um pouco confuso entender o que significa a reabertura do antigo ramal de Pirapora pela FCA em 20 de março de 2009.
A Linha de Pirapora havia sido planeja muito antes da Central chegar naquela região. Constam em documentos antigos que uma ferrovia particular foi concedida para ligar Curvelo, MG a Serra das Araras, no estado de Goiás. Não sabemos se tal obra chegou a se iniciar ou se foi a Central quem realizou todas as obras naquela linha, mas o fato é que o trecho entre Curvelo e Pirapora foi construído entre os anos de 1905 e 1910 pela Central.
Por volta de 1917 a Central iniciou a construção do ramal de Montes Claros, que na década de 50 virou linha tronco, relegando a linha de Pirapora ao status de ramal. A mudança se deu em virtude da ligação entre a Central e Leste Brasileiro ocorrida em Monte Azul, MG em 1948. Mas a mudança de planos não foi motivo para a Central abandonar de vez a linha de Pirapora. Forças políticas da região obrigaram a Central a manter o ramal operacional e a construir a ponte sobre o rio São Francisco, fazendo com que o ponto terminal daquela linha mudasse para o km 1007, na estação de Independência (atual Buritizeiros), em 1922. Uma vez transposto o maior empecilho na região sudeste para galgar o sertão rumo ao norte do país, a Central desistiu dos planos da sua Linha do Centro e passou a se dedicar à linha de Montes Claros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.