sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma ajuda do destino



Uma rotineira incursão ferroviária na região de Pedro Leopoldo acabou por me colocar frente a frente com um sensacional arquivo da EFCB esquecido em um antigo abrigo de trólei nas proximidades da antiga Oficina de Carpintaria da Central. Trata-se do arquivo da extinta 12a Residência da EFCB. Se não bastasse a ação do tempo e dos insetos sobre aquela documentação, o arquivo também havia sido descoberto por delinquentes da região que, não contentes com a
depredação que fizerem no local, acabaram por incendiar o arquivo. A queima daquela papelada apagou uma parte importante da história ferroviária nacional. Perdemos o elo que nos unia ao passado de glória da Central. Este e outros incêndios em arquivos ferroviários que presenciei no apagar das luzes da RFFSA faz -me lembrar do histórico incêndio da Bibiloteca da Alexandria, que destruiu informações importantíssimas sobre as civilizações da antiguidade. Historiadores costumam dizer que a humanidade sofreu um atraso de mil anos com a destruição daquela biblioteca, de tão grande que foi a perda em conhecimento científico. No nosso caso, o dano foi apenas histórico e social. Com a perda de documentos oficiais da antiga Central, perdemos também a chance de entender o dia a dia de uma empresa estatal que levou o progresso ao sertão de Minas Gerais e de como ela afetava a vida da sociedade de seu tempo. Mas nem tudo está perdido. Consegui salvar muitos documentos naquele primeiro encontro com o arquivo. Entre as preciosidades encontradas, estão livros de ponto de pessoal (alguns datados da virada do séc. XIX), dezenas de volumes dos raríssimos Boletins de Pessoal da EFCB, e muitos outros documentos importantes para se reconstruir a Central foram salvos. Entre esses documentos estavam os relatórios sobre o alargamento da linha até Sete Lagoas, por exemplo.
A demora em se conseguir uma autorização da então RFFSA para a retirada do restante do material acabou por deixá-lo exposto ainda mais ao vandalismo e muita coisa se acabou se perdendo para sempre. Entre as raridades da EFCB que consegui salvar está um documento intitulado “Boletim de Acidente de Trem”, de Janeiro a Dezembro 1952. Ao folhear as primeiras páginas veio a surpresa maior: eram, em sua maioria, relatos com as locomotivas Texas da bitola métrica. Pelo visto, a Central estava preocupada com os constantes descarrilamentos dessas locomotivas e fazia uma colheta de dados de todas as ocorrências relacionadas a elas. O documento lança uma nova luz sobre a atuação dessas locomotivas em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.